Home

wikipraçadesignotecaComo nós vamos nos sentir mais à vontade para participar e colaborar?

Reunidos para pensar o desenvolvimento da Wikipraça, Bernardo Brant, Adriano de Angelis e eu (Paulo Rená), começamos pela organização das nossas ferramentas digitais, a partir de três perguntas centrais: quais já foram criadas, para quê servem e qual o melhor uso de cada uma?

Como este é um projeto colaborativo, as decisões devem ser sempre o mais abertas o possível. E essa abertura pressupõe que haja uma igual disponibilização das informações, para que todo mundo possa pensar a partir de sua própria perspectiva, mas com um mínimo de conhecimentos comuns. Além de conhecermos a praça São Salvador (lugar inicial para o desenvolvimento deste projeto, que funciona como base analógica e presencial para tudo o que será construído em meio digital e virtual), é importante termos ciência das seguintes ferramentas:

É um reflexão aparentemente simples, mas que neste momento pode ser crucial para o futuro das diversas iniciativas que estão sendo pensadas. Por exemplo, estou escrevendo este texto aqui no blog. Seria melhor um email para o grupo do Google? Ou um post no Facebook? Ou um novo documento no Titanpad? O que poderia agregar mais diversidade de visões e catalizar uma mobilização mais coletiva e difusa, menos individual e centralizada? Volto, então, à pergunta inicial: Como nós, como pessoas, vamos nos sentir mais à vontade para participar e colaborar? Deixe seu comentário, opine e integre essa iniciativa coletiva.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s